WhatsApp Pay e o Marketing Digital 

Nesta Segunda-Feira (15) o lançamento da nova função do WhatsApp movimentou a internet. O aplicativo possibilitará pagamentos e transferências de dinheiro dentro do próprio WhatsApp e o primeiro país a testar essa nova função será o Brasil. 

O motivo do país ser escolhido se dá pelo sucesso que o aplicativo tem aqui. Mais de 150 milhões de usuários estão cadastrados e utilizam o WhatsApp diariamente. Segundo Matt Idema, diretor do aplicativo, “O Brasil é um grande e importante mercado. Queremos ajudar mais pessoas a aderir aos serviços de pagamentos digitais e aumentar a consciência sobre eles”.  

No atual cenário de estamos vivendo, os pequenos negócios e microempreendedores estão enfrentando uma crise financeira. Algumas adaptações estão sendo feitas no mercado, tais como redução ou até cancelamento do espaço físico, redução do quadro de funcionários, queda na produção e venda. Mas ainda assim, infelizmente, existem empresas que não estão conseguindo se sustentar e acabam fechando. A ideia é que o WhatsApp Pay amenize o impacto da pandemia nesses comércios. Atrelado à um bom serviço de marketing, pode ser uma boa recuperação do seu negócio 

> Como irá funcionar 

Será possível transferir dinheiro para contas de pessoas físicas e também realizar compras por meio do aplicativo.  Inicialmente a função terá parceria com alguns bancos: Banco do Brasil, NubankSicred e as bandeiras Mastercard, Visa e Cielo. As transações poderão ser feitas com cartões de crédito ou débito. 

Para as empresas, será necessário realizar um cadastro no WhatsApp Business, informando dados como CNPJ, endereço e conta da empresa. Após o cadastro, a função será liberada em três dias. Não é necessário que a empresa tenha conta nos bancos parceiros. Em cada transação feita, a empresa terá que arcar com uma taxa de 3,99% e receberá o dinheiro em até dois dias úteis. 

Para os clientes, é necessário que possuam conta em um dos bancos vinculados com a nova função. Ao realizar a compra, não será cobrada nenhuma taxa extra do consumidor. 

Para realizar transferência entre duas pessoas físicas, ambas precisam ter conta em um dos bancos parceiros. A movimentação será feita no mesmo dia, desde que feita dentro do horário permitido. Caso contrário, o dinheiro cairá no dia seguinte. 

> Segurança 

Segunda a empresa, o mecanismo garante que não é possível que nenhuma transação será realizada sem consentimento e autorização do usuário. 

Será cadastrada uma senha (PIN) ou uma biometria, e ela será solicitada ao realizar cada transação. Sendo assim, mesmo que o smartphone seja roubado ou perdido, o uso da função só será permitido caso o indivíduo tenha a senha do usuário. 

> Mas como o marketing digital vai me ajudar? 

Tendo em mente que os diretores têm a intenção de expandir para os outros aplicativos da rede, como Facebook, se essa nova função funcionar ela pode cair no gosto popular e ser muito utilizada aqui no Brasil. 

Será mais uma nova forma de comprar, mais um meio em que os seus clientes estarão. Então você já sabe: se é lá que os seus clientes estão, é lá que você precisa estar. Você vai precisar investir no marketing do seu negócio, abusar nas fotos e vídeos de qualidade para mostrar o que você vende. 

Por mais que a venda seja feita em um determinado aplicativo, é sempre importante utilizar multiplataformas (Instagram, Facebook, site próprio), assim você poderá ser visto por várias pessoas e de diferentes maneiras. Realizando a venda pelo WhatsApp, não esqueça de disponibilizar o número do seu negócio nas plataformas que utilizar. 

Utilizar um bom serviço de marketing digital facilita o seu dia-a-dia. E não se esqueça: a comunicação é fundamental para encurtar a distância entre comerciante e consumidor 

 

 

ENTRE EM CONTATO COM A MUSE!

Fale Conosco